Documentários


Gênios da Fotografia

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The Genius Of Photography é o mais abrangente olhar sobre uma das mais influentes formas de arte, explorando todos os aspectos da fotografia desde o daguerreótipo ao digital. No curso de 170 anos de relacionamento, a fotografia alegrou-nos, serviu-nos, ultrajou-nos e ocasionalmente decepcionou-nos. Mas principalmente, intrigou-nos ao mostrar a estranheza secreta que reside debaixo do mundo das aparências. E esse é o verdadeiro mérito da fotografia.
Estão presentes as melhores fotografias já tiradas (e seus fotógrafos) e ficamos sabendo o que as tornam tão especiais.
Os seis episódios analisam a história da fotografia, desde Man Ray e Walker Evans até os gênios mais contemporâneos como Richar Avedon, Sally Mann e Martin Parr.

 

 

EPISÓDIOS
1 - PRENDENDO AS SOMBRAS

Conta a história do nascimento da fotografia e a questão profunda que ela levantou e que nunca foi satisfatoriamente respondida: para que serve a fotografia? Detalhando os métodos rivais dos pioneiros Henry Fox Talbot e Louis Daguerre para 'segurar as sombras', o episódio examina como a fotografia tomou seu lugar junto às outras tecnologias como a estrada de ferro e o telégrafo para transformar nosso entendimento do mundo moderno. Descreve como os fotógrafos pioneiros como o retratista Nadar reivindicaram o status da fotografia como uma arte, apenas para esse status ser transformado pela revolução Kodak, que colocou a câmera nas mãos das massas e liberou seu potencial para a surrealidade, aleatoriedade e surpresas. Finalmente examinamos o caso de Jacques-Henri Lartigue, o fotógrafo estudante que demonstrou a verdadeira genialidade da fotografia nas mãos de um amador. Inclui entrevistas com Chuck Close e David Byrne.

2 - DOCUMENTOS PARA ARTISTAS
Nas décadas que se seguiram à Primeira Guerra, a fotografia era a mídia principal da época. "Quem não conseguir entender a fotografia", disse o artista húngaro e fotógrafo Laslo Moholy-Nagy, "será um dos iletrados do futuro". Precisa, objetiva, racional e aparentemente autômata, ela foi usada para promover a utopia radical da União Soviética e para trazer ordem e clareza ao caos da Alemanha de Weimar. Mas enquanto alguns admiravam a fotografia por sua habilidade como documentos objetivos, outros a usavam para explorar o irracional, o subjetivo e o surreal, a linguagem natural da fotografia. O episódio examina em detalhes a obra de alguns dos maiores e mais influentes fotógrafos modernos: Alexander Rodchenko, August Sander, Man Ray, Eugene Atget, Walker Evans e Bill Brandt. Com contribuições de Martin Parr, Bernd e Hilla Becher, Joel Meyerowitz e Mark Haworth-Booth.

3 - HORA CERTA, LUGAR CERTO
Estar no lugar certo na hora certa, o momento decisivo, chegar perto... na imaginação popular, isso é fotografia no que tem de melhor, uma mídia que nos faz testemunhar os momentos em que a história é feita. Mas como a fotografia é boa em dar sentido ao que ela registra? Chegar perto é sempre melhor do que recuar, e quão decisivos são os momentos em que a fotografia arrisca seu pescoço para capturar? Tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e suas consequências, o episódio examina como os fotógrafos lidaram com os eventos dramáticos e trágicos do Dia D, o Holocausto e Hiroshima, e as questões que suas imagens amiúde levantam sobre a história vista através do visor. Com contribuições das lendas da agência Magnum Philip Griffiths e Susan Meiselas, do soldado fotógrafo Tony Vaccaro e do locutor Jon Snow.

4 - FILMES DE PAPEL
O fotógrafo americano Garry Winogrand disse que tirava fotografias para "ver como o mundo se parecia quando fotografado". Os fotógrafos sempre tiveram isso em mente nas suas missões, mas as três décadas a partir dos anos 1950 em diante foram a verdadeira era de ouro das jornadas fotográficas. O episódio revive as viagens que produziram alguns dos mais aclamados livros de fotografia: a odisseia de Robert Frank durante os anos 1950 nos EUA, o ataque de um homem só nas calçadas de Nova York por Willian Klein, o mapeamento da comédia humana por Garry Winogrand no Zoológico do Central Park, Tony Ray Jones disseca as excentricidades britânicas na praia e, finalmente, o guia de William Eggleston para Menphis e o sul dos EUA. O episódio também examina a chegada da cor como mídia convincente para os fotógrafos sérios, tão controversa na época quanto Dylan tocando guitarra elétrica.

5 - SOMOS FAMÍLIA
Tendo conquistado a rua e a estrada, os fotógrafos aproximaram-se da fronteira final: a família e o self. O episódio analisa o que acontece quando a fotografia traduz as relações pessoais em relações fotográficas, quando estranhos, celebridades, amantes e crianças nutrem a câmera. E também o que acontece quando os fotógrafos apontam suas câmeras para si mesmos e escolhem o que revelar e o que dissimular.
O coração cronológico do programa são as décadas de 1970 e 1980. Desde os caprichos de Diane Arbus até as confrontações de Richard Avedon com celebridades como Marylin Monroe, dos diários confessionais de Larry Clark e Araki até os retratos de família desconfortáveis de Sally Mann e Richard Billingham, o programa faz uma jornada por algumas das ideias mais intrigantes do ego fotográfico, incluindo um encontro inesquecível quando Nan Goldin fotografa o transexual Joey.

6 - JULGAMENTOS INSTANTÂNEOS
O programa final questiona qual o valor da fotografia nos dias atuais. Uma resposta foi o preço recorde de US$ 2,4 milhões atingido pela cópia de Edward Steichen, leiloada na Sotheby's em fevereiro de 2006. A outra resposta é a bilionésima parte desse valor baseado no cálculo de que cerca de 29 bilhões de fotografias vão ser tiradas em 2006 apenas pelas câmeras de celular. A fotografia nunca foi tão valiosa e tão onipresente. Dos EUA à China e à África, o programa examina como a profissão de fotógrafo tem sido influenciada pelo súbito interesse do mercado no que outrora fora uma fraca relação com o mundo da arte.
A série culmina examinando o impacto das técnicas de pós produção digital que tornam tudo possível e observa a redescoberta das técnicas que estão levando a fotografia de volta ao século 19.

 

 

Título Original: The Genius of Photography
Gênero: Documentário
Diretor: Tim Kirby
Duração: 59 minutos cada episódio
Ano de Lançamento: 2007
País de Origem: Inglaterra
Idioma do Áudio: Inglês | Francês | Japonês
Legendas: Português
Mídias: 2 DVDs